Quais as redes sociais em que devo estar presente?

Quais as redes sociais em que devo estar presente?

As redes sociais tornaram-se uma parte importante no dia-a-dia de bilhões de pessoas em todo o mundo, e a tendência é esta popularidade continuar a crescer. 

“Em 2023, a quantidade de pessoas que usam a internet no mundo todo é estimada em cerca de 5,3 bilhões. O Facebook continua a liderar o ranking de redes sociais mais populares, com 2,958 bilhões de usuários ativos mensalmente. Em segundo lugar, o YouTube tem 2,514 bilhões de usuários, seguido pelo Instagram com 2 bilhões de usuários.”

Pode ver mais sobre o ranking: top 10 redes sociais mais usadas em 2023 em: https://www.oficinadanet.com.br/post/16064-quais-sao-as-dez-maiores-redes-sociais

Estar presente nas redes sociais torna-se assim obrigatório, pois é uma das principais formas para se conectar com outras pessoas, e expandir o seu alcance.

Para empresas pode ainda ajudar:

- A aumentar o tráfego para o seu site, gerando mais leads e consequentemente aumentando as suas vendas.

- Autoridade no mercado: ao produzir conteúdo de qualidade de forma consistente, irá criar uma comunidade que o segue, que já fica à espera que saia o seu post.

Fidelização: É comum um cliente quando tem dúvidas sobre determinado produto ou serviço, ir procurar ajuda nas redes sociais. Uma marca que presta atenção ao feedback dos seus clientes tem uma maior probabilidade de sucesso, em comparação às marcas que ignoram a relação com os seus clientes, não respondendo às suas mensagens e comentários.

produção de conteúdo para redes sociais

A questão agora que se põe, é em quais das redes sociais devo estar presente? Devo estar presente em todas? Devo criar conteúdo diferente para cada plataforma? Será que estou a ter bons resultados, com as minhas escolhas?

Para conseguirmos responder a estas questões, em primeira análise, temos de ter bem definido qual é o nosso público-alvo e onde ele está presente. 

Conheça intimamente o seu público-alvo: Crie uma persona (representação fictícia do seu cliente ideal) que ajudará a determinar o tipo conteúdo a publicar, o seu estilo e tom. 

É importante criar conteúdo que vá de encontro às expectativas do seu consumidor, para apresentar benefícios que vão de encontro às dores que o seu cliente possa ter.

gestão de redes sociais

 Sabendo o tipo de conteúdo que o seu consumidor gosta, vamos analisar as redes sociais em que existe maior popularidade: 

Como vimos anteriormente no ranking, o Facebook é a rede social em que existe maior presença, sendo uma das plataformas de redes sociais mais poderosas. 

Em relação aos seus dados estatísticos e demográficos, o principal grupo demográfico são homens entre os 25 a 34 anos. 

Estar presente no Facebook e não estar no Instagram, pode ser um erro. Para poder fazer anúncios para a sua página de Facebook de forma eficaz, terá de usar o gerenciador de anúncios do Facebook. 

Sabia que o Instagram é o 7º site mais visitado do mundo?

O Instagram, para a maioria dos negócios, é sem dúvida a rede social com maior impacto, em que se criou mais afinidade, especialmente pela geração millennial. 

71% dos usuários do Instagram têm menos de 35 anos83% dos usuários do Instagram usam a plataforma para descobrir produtos e serviços. 

instagram - gestão redes sociais

O Instagram sempre foi conhecido pela partilha das suas imagens estáticas, com o aparecimento do TikTok, viu-se obrigado a mudar a sua estratégia, pelo que a partilha de reels terá mais alcance.

O TikTok é uma das plataformas de redes sociais que mais rapidamente cresceu em 2022, com o público mais jovem. A maioria dos utilizadores tem entre 19 a 29 anos de idade, em que 59% são do sexo feminino. 

84% das pessoas preferem usar esta plataforma como fonte para avaliar qualquer produto, vendo vídeos tutoriais, guias de como fazer…

É importante referir que as pessoas estão no Tiktok para se divertirem, por isso procure colocar um conteúdo mais de entretenimento. 

Em relação ao Youtube, já vimos que a utilização de vídeos tem um maior impacto, passando a exercer um papel quase obrigatório na promoção de empresas e pessoas. 

Pelo que o Youtube mantêm-se como sendo o segundo site mais visto em todo o mundo. O seu mecanismo de pesquisa é bastante relevante nas estratégias de SEO quanto a própria Google.

Os usuários do YouTube são predominantemente homens, com 62%, compreendidos no grupo entre os 25 a 44 anos de idade. 

social media 

Após verificarmos em modo geral as características, dados demográficos das redes sociais mais comuns e termos o nosso público-alvo bem definido, já temos uma ideia mais clara em que plataformas devemos estar presentes. 

Podemos também verificar se algum do conteúdo que produzimos para uma plataforma, também se poderá adaptar para outra rede social, visto que hoje em dia o vídeo é o formato que poderá estar presente em todas elas. 

Na minha opinião é preferível escolher estar presente em apenas uma rede social, bem gerida com qualidade, do que estar presente em várias de uma forma medíocre. Por isso a minha sugestão é escolher uma rede social principal e adaptar o conteúdo a outras redes sociais. 

Muitas das vezes o conteúdo pode ser adaptado a outra rede social, desde que perceba as funcionalidades e linguagem de cada plataforma. 

A medição dos resultados, é um ponto-chave para o seu sucesso! É necessário que todas as suas campanhas/ações sejam SMART - especificas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.  Perceber o que o seu público gosta mais ou menos, ajuda-o a perceber que tipo de conteúdo deverá apostar nas suas próximas publicações. 

Ter paciência e consistência são a base para uma boa gestão de redes sociais! :) 

Para mais informações: info@margaridapinamendes.com

Voltar para o blog

Deixe um comentário