Marketing de conteúdo: Como criar uma estratégia de conteúdo eficaz para as redes sociais?

Marketing de conteúdo: Como criar uma estratégia de conteúdo eficaz para as redes sociais?

O marketing de conteúdo é uma estratégica focada em criar um envolvimento com o seu público-alvo para que possa crescer a sua rede de clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso. 

Ter uma estratégia de marketing de conteúdo nas redes sociais eficaz, é uma ótima forma de construir a notoriedade e reconhecimento da sua marca pessoal ou negócio. 

Este tipo de estratégia não é focado em vender, mas sim em trazer algum benefício para o consumidor. Como por exemplo, esclarecer alguma dúvida ou ensinar algo, a venda é apenas uma consequência deste processo. “Atrai, envolve e gera valor”.

O objetivo estratégico é passar a mensagem certa, no momento certo, encontrando as “dores” do seu público, publicando conteúdo que “cura”, e supera as expectativas. 

Ajudar o seu público no momento em que ele mais precisa, cria uma positiva percepção da sua marca ou negócio. A tendência é o seu público sentir-se confortável e a compartilhar o seu conteúdo! O querer fazer parte.

criar conteúdo para as redes sociais

Para criar uma estratégia de conteúdo eficaz nas redes sociais, é necessário:

 

1. Definir os objetivos da estratégia: descreva o que pretenda alcançar. Seja específico e realista, crie metas a curto, médio e a longo prazo (objetivos SMART). Podem ser por exemplo: aumentar o tráfego para o site, gerar leads, construir a consciência da marca, entre outras.  

 

2. Conhecer bem o seu público-alvo, é essencial para o sucesso de qualquer estratégia. É importante garantir que todos os conteúdos desenvolvidos, estão de acordo com o que o sua audiência quer ver e tem interesse. Lembre-se que está a criar conteúdo para quem vê.

Antes de publicar algum conteúdo, o exercício que costumo fazer é colocar-me no lugar do meu público, procurando responder às seguintes questões: O que eu ganho com este post? é útil? resolve algum problema?

Se conseguir responder a estas questões antes de postar, tenho a certeza que o seu conteúdo irá gerar interesse, e o seu público irá querer compartilhar e salvar para ver mais tarde. 

 

3. Comunicação aberta: Fazer perguntas, pedir opiniões ao seu publico permite que o seu público interaja e faça parte. Contribuindo para que tenha um bom relacionamento com a sua audiência, e ainda perceber melhor os interesses do seu público. 

 

4. Escolha das plataformas certas, selecione as redes sociais mais adequadas ao seu público, procure saber o tipo de formato de conteúdo que gera mais interesse em cada plataforma, o tipo de linguagem. Adaptar o tipo de conteúdo para cada plataforma é fundamental, pois terá melhor entrega, não publique o mesmo conteúdo em todas as redes sociais.

Se quiser saber mais sobre quais as redes sociais em que deve estar presente, pode ler este post: 

https://www.margaridapinamendes.com/blogs/apresentacao/quais-as-redes-sociais-em-que-devo-estar-presente

 

5. Seja Humano: Não seja um robô a responder a comentários e a mensagens. É bom mostrar que é uma pessoa e não apenas um perfil empresarial, e/ou um produto. Mostre empatia e crie um relacionamento com a sua audiência. 

 

6. Mantenha-se fiel ao seu “nicho”, crie a sua identidade, é importante que tenha uma certa constância na forma de falar e que deixe uma personalidade implícita. 

 

7. Mantenha-se a par das tendências, do que está a acontecer no momento, pode ser uma excelente tática para se aproximar do seu público, e até para se tornar viral. 

 

8. Acompanhe e avalie as métricas: medir o desempenho é um processo fundamental, para a sustentação da sua produção de conteúdos nas redes sociais. É necessário que verifique se a sua estratégia está a ter o impacto que pretende. 

Se um tipo de conteúdo esta a ter um melhor impacto para a sua audiência, sugiro que invista mais nesse formato para as suas próximas publicações. 

 

Caso queira saber mais sobre como criar uma estratégia de conteúdo eficaz para as redes sociais, entre em contacto comigo! info@margaridapinamendes.com

Obrigada :)

Back to blog

Leave a comment